Atividades semanais



terceiro ano - 2018 

olá turma!

dia 20 de junho
tarefa de aula usando o atlas

na copa do mundo jogam países de vários continentes

1) procure no seu atlas o mapa onde aparece a divisão dos continentes. escreva o nome de todos os continentes.
x
x

2) escreva o nome de um país que fica no sul do continente africano. 
x

3) olhando para o brasil, escreva o nome de um país que: 
  •  fica a oeste- _______________________
  • fica ao norte- ______________________
  • fica ao sul- ________________________
4) na chave do brasil está a costa rica. escreva a sua localização no mapa. 
x
x

5) a suíça está localizada na europa. escreva o nome da sua capital. ________________

6) a rússia é o país sede dos jogos. sua capital é _____________ 

7) desenhe o símbolo usado para mostrar a capital. 

8) ilustre seu trabalho desenhando o contorno da america do sul.





dia 19 de junho tarefa de aula com o álbum da copa.


1) quantas páginas tem o álbum? 
x
x

2) quantas figurinhas tem em cada SELEÇÃO? 
x
x

3) quantas figurinhas tem em: 
2 SELEÇÕES? ______________   FM: _____________ 
4 SELEÇÕES? ______________   Fm: _____________ 
5 SELEÇÕES? ______________   FM : _____________

CÁLCULOS
x
x
x
x
x
x
4) todas as páginas DAS SELEÇÕES, AS FIGURINHAS começam com o algarismo 2 na unidade e terminam com qual algarismo NA UNIDADE? ___________________ 

5) PROCURE SABER SE TEVE ALGUM INTERVALO SEM COPA DO MUNDO E ESCREVA  ENTRE QUE ANOS. 
x
x
x


6) ESCREVA O NOME DE TRÊS ESTÁDIOS ONDE VÃO ACONTECER OS JOGOS. 
X
X
X









tarefa para copiar no caderno e fazer em aula!!
 DIA 06 DE MARÇO


tarefa de aula

1) ESCREVA TODOS OS NÚMEROS QUE FICAM ENTRE 60 E 70.
x
x

2) ESCREVA OS NÚMEROS QUE FICAM DEPOIS DO 45 E ANTES DO 62.
X
X

3) DECOMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO. 
X
95= 90 + 5
68 = 
59= 
75= 
27= 
82= 
41= 
36= 
73= 
X


4) ESCREVA POR EXTENSO OS NÚMEROS ABAIXO.

65- 
94- 
46- 
73- 
82- 
49- 
23- 
69- 
X

5) USANDO NOTAS DE DEZ REAIS E DE CINCO REAIS, DESENHE AS NOTAS QUE PRECISO TER PARA COMPOR 45 REAIS. 





















































Boa tarde terceiro ano!
2017 

segundo semestre 


atividade no caderno de H/g 
dia 17/11

ZONA CENTRAL 

1) ESCREVA O NOME DE QUATRO BAIRROS DA ZONA CENTRAL. 
X

2) POR QUE SE CHAMA ZONA CENTRAL E NÃO ESTÁ LOCALIZADA NO CENTRO DO MUNICÍPIO? 
X
X
X

3) ESCREVA O NOME DE DUAS CONSTRUÇÕES ANTIGAS NA ZONA CENTRAL.
X


4) O CENTRO É CONSIDERADO UMA ÁREA COMERCIAL. pOR QUÊ? 
X
X
X


5) NO CENTRO DA CIDADE HÁ UMA BOA OFERTA DE TRANSPORTES. ESCREVA EXEMPLOS DE TRANSPORTES DESTA ÁREA.
x
x


6) AINDA EXISTEM ÁREAS DE MORADIA NA ZONA CENTRAL. QUAIS SÃO ESSES LOCAIS?
x
X
















projeto cidadania

trabalho na mídia 


o que é água virtual? 
em QUAIS ATIVIDADES OCORRE O MAIOR USO DE ÁGUA VIRTUAL?
LISTE ALGUNS PRODUTOS E A QUANTIDADE DE ÁGUA UTILIZADA?

consulte os sites abaixo e responda em seu caderno. 





trabalho em grupo

fundação da cidade do rio de janeiro


use as anotações sobre o passeio à fortaleza de são joão que estão no seu caderno e na ficha.

faça um cartaz. 
siga as instruções abaixo:


1. título: fundação da cidade do rio de janeiro

2. escreva quando a cidade foi fundada, por quem, onde e por quê.

3. escreva outras informações que o grupo achar importante. 






fundação da cidade do rio de janeiro 
texto coletivo



        A cidade do rio de janeiro foi fundada por estácio de sá no morro cara de cão, onde hoje é a urca em 1º de março de 1565.
       estácio de sá tinha uma missão que era fundar uma cidade para expulsar os franceses. 
       os franceses estavam aqui para extrair o pau brasil. eles queriam fundar a frança ANTÁRTICA, um povoado francês aqui na baia de guanabara.
       em uma batalha com os franceses, estácio de sá levou uma flechada envenenada no rosto e morreu dois meses depois. 
       



atividade na sala hibrida 

Assunto: história da fundação da cidade do rio de Janeiro 

estação 1: 

abrir o site abaixo e ler.




copiar as perguntas abaixo no caderno e responder.

1. quem foi Estácio de sá?
2. Por que a cidade foi fundada? 
3.quando foi fundada?


estaçáo 2: 

assistir ao video abaixo e anotar no caderno: 


1.Onde foi fundada a nossa cidade?
2.O que aconteceu com Estácio de Sá?

estação 3: 

1. observar os quadros, ler as legendas e achar o quadro a que elas pertencem.
Escrever uma legenda para o quadro que está sem legenda.



atividade feita no dia 15/08

para termos um ambiente melhor na sala de aula precisamos...



  • ter mais respeito. 
  • saber ouvir e prestar atenção nas coisas que a professora fala.
  • falar baixo.
  • sentar direito.
  • de organização.
  • ter atenção.
  • fazer silêncio. 
  • obedecer a professora.
  • não brincar na sala de aula na hora do dever.
  • não irritar ninguém.
  • náo fazer muito barulho.
  • falar menos e escutar mais.
  • conversar menos.
  • valorizar a professora.
  • de obediência.
Itens escritos pelos alunos! 

Em qual destes itens vocè se compromete a melhorar ?






Rio, 30/03/2017 
Atividade no laboratório de mídias.

1) De onde vem a água usada na cidade do Rio de Janeiro ?
2) Qual é o nome da estação de tratamento da água? Onde fica?
3) O que é feito, nas estações de tratamento, para a água ficar própria para o consumo?

Consulte os sites abaixo e responda a essas perguntas em seu caderno.
Procure por imagens da estação de tratamento e do rio Guandu !


Rio, 09/03/2017
Atividade sobre a Quaresma.
Consulte os sites sugeridos na página inicial e responda às perguntas formando um pequeno texto.
  • O que é quaresma?
  • Quando ela começa?
  • Quando ela termina?
  • O que os cristãos fazem durante esse período?
   Ilustre seu trabalho.







QUARTO ANO -2016

Gênero de texto: texto instrucional

Conhecemos esse gênero textual através dos manuais de instrução dos jogos, trazidos para sala de aula. Sua principal característica é a informação, pois eles nos ajudam em como devemos proceder para fazer uma receita culinária, tomar um remédio, usar um eletrodoméstico, jogar um jogo...
Um fator muito importante que devemos perceber é quanto aos verbos de um texto desse gênero, pois como se trata de uma orientação, aparecem quase sempre no modo imperativo, no sentido de indicar uma ordem, ou no infinitivo.
Também possuem uma forma, uma estrutura escrita comum entre eles. Geralmente são escritos em partes, com orientações bem objetivas.

   mousse de limão

 INGREDIENTES


  • 1 lata de leite condensando
  • 1 lata de creme de leite
  • 1/2 xícara de suco de limão (esse suco é puro mesmo, sem água, é só espremer o limão)

    MODO DE PREPARO

    1. Coloque no liquidificador o creme de leite (com soro mesmo) e o leite condensado
    2. Bata um pouco e depois vá acrescentando o suco do limão, aos poucos
    3. Ele vai ficar bem consistente, leve à geladeira

Exercício de Ciências -  dia 01/03/16


Consulte o livro CORPO HUMANO para fazer esta atividade.

Você consultará as páginas 12 e 13.

1) As células são minúsculas!
Como elas podem ser vistas?




2) O que é a membrana celular?



3) O que há dentro de uma célula?



4) Escolha uma célula para desenhar e mostre com setas suas partes.
Escolha uma no livro, pág. 13.


Prática investigativa ( semana de 7/03 a 11/03) 

Atividade 1 

Faça em seu caderno 

Assunto: células 
Pergunta: Por que existem diferentes tipos de células?

Selecione duas informações relevantes para ajudar a responder esta pergunta. 
Consulte as fontes abaixo e escreva em seu caderno. 

http://www.todamateria.com.br/celulas-do-corpo-humano/   - texto 

ww.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Celula.php- texto

https://www.youtube.com/watch?v=JdD-kFTJypo - video 



Atividade de Geografia no caderno. 16/03


Livro pág. 192
Tarefa de casa.
O campo se moderniza, a cidade se aproxima.  

1. Como a vida no campo foi transformada: 
a. com a chegada da energia elétrica? 


b. com a melhoria das estradas? 


c. com o avanço na comunicação? 



2. Leia as págs. 195 e 196. 
Conversamos em sala que em nosso município quase não há mais áreas rurais. 

Copie da pág. 196 o trecho que comprova isso. 


Explique por que isto aconteceu.



Fazendo uma célula- dia 1 de abril 

O trabalho será feito em três etapas. 

1. No caderno de Ciências, consultando o livro, escreva as estruturas presentes em uma célula.

2. Quando acabar , vá para o espaço de confecção da célula

3. Depois volte ao seu lugar e escreva em seu caderno o que você aprendeu nesta atividade. 



Rotação por estações - dia 18/05/16- Ciências 

O corpo em movimento 

Estação 1.  Videos 



Estação 2. Observar o esqueleto grande e montar o pequeno. 


Estação 3.  Google Forms.



Estação 4. Pesquisa no livro Larrousse

  • Pesquisar no livro Larrousse 5 informações que ajudem a responder a pergunta e escrever no caderno de Ciências. 
                                            Como o corpo humano se movime 

SEMANA DE 06/06/16

CADERNO DE HISTÓRIA - 
TRABALHO SOBRE OS VÍDEOS - OS PRIMEIROS CONATOS ENTRE PORTUGUESES E ÍNDIOS. 


1) Assista aos dois primeiros vídeos sugeridos no blog sobre a chegada dos portugueses no Brasil e responda às perguntas abaixo:
x
a) Quando os portugueses chegaram em nossas terras?
x
x
b) Quem era o chefe da expedição?
x
x
c) Quem encontraram aqui?
x
x
d) Com culturas diferentes, como você acha que foi esse encontro?
x
x
x
x
x
x
e) Qual era a língua desse povo que aqui estava?
x
x
f) Que tribos são mencionadas no vídeo?
x
x
x
g) Dois nomes são mencionados : D. Manoel e Pero Vaz de Caminha. Será que você consegue descobrir quem são eles?
x
. D. Manoel -
x
x
. Pero Vaz de Caminha -



Texto para a avaliação do segundo bimestre- dia 11/07


Abra o link abaixo e leia o texto. Isso vai te ajudar na avaliação. 



Segundo semestre 


Atividade no laboratório de mídia - dia 14 de setembro 


O relevo sofre transformações. 

1. Ler o texto do site abaixo.


2.  Responder em forma de texto as perguntas abaixo: 

a. O que são agentes transformadores do relevo 

b. Quais são  os agentes externos e o que eles podem fazer na superficie terrestre 

c. Coloque imagens no seu trabalho que ilustrem o que você escreveu. 


Atividade no laboratório de mídia - dia 28 de setembro 

O engenho de açúcar no Brasil colônia - século XVI

Pesquise nos sites abaixo informações sobre: 
Estrutura de uma fazenda de cana- de açúcar. 
Trabalho escravo. 
Insira imagens no seu trabalho. 



http://www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/engenho_colonial.htm


Textos da avaliação de LP- 3º bimestre
Gênero textual: notícia. 

Texto  1 

07/09/2016 00h03 - Atualizado em 07/09/2016 00h03
Paralimpíada começa nesta quarta no Rio, com tour da tocha e abertura
Chama paralímpica percorre a orla carioca antes de chegar ao Maracanã.
Cerimônia de abertura será transmitida em telões no Boulevard do Porto.
Do G1 Rio
Maracanã recebe nesta quarta-feira a Cerimônia de Abertura da Paralimpíada (Foto: Daniel Silveira/G1)
Depois de pouco mais de duas semanas de intervalo, o Rio volta nesta terça-feira (7) a ficar imerso no clima esportivo. A tocha paralímpica percorre os últimos trajetos até o Maracanã, que recebe, a partir das 18h15, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos.
Antes de chegar ao estádio, a chama paralímpica vai percorrer grande parte da orla carioca. O revezamento terá início às 8h entre o Recreio e a Barra da Tijuca. No começo da tarde, ela chegará ao Leblon, de onde seguirá até Copacabana.
 Para a passagem da tocha, as vias na beira da orla ficarão interditadas ao tráfego de veículos – de 8h20 às 12h15 entre o Recreio e a Barra, e das 12h40 do Leblon a Copacabana.
A cerimônia de abertura promete grandes surpresas. O espetáculo tem a direção criativa assinada por Marcelo Rubens Paiva, pelo artista plástico Vik Muniz e pelo designer Fred Gelli. Será dado grande destaque à capacidade de superação dos atletas portadores de deficiência visual, física, intelectual ou paralisia cerebral.
Por causa da cerimônia, a Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de trânsito no entorno do Maracanã. Diversas vias estarão interditadas, haverá pontos de bloqueio e áreas com estacionamento proibido.
A interdição do trânsito no entorno do estádio vai ter início às 7h, com bloqueio total 14h. A recomendação para o público do evento é seguir para o estádio de trem ou metrô.
Os Jogos Paralímpicos acontecem até o dia 18 de setembro. Irão competir 4.350 atletas de 176 países – o maior número de participação da história da Paralimpíada.  Fazem parte do programa de competições 22 modalidades esportivas, sendo a canoagem e o triatlo as novidades em relação à edição anterior.
Quem ainda não garantiu ingressos para assistir aos jogos, ainda pode fazê-lo. Para adquirir, é necessário ter mais de 18 anos, com CPF, e ter cadastro no site www.rio2016.com/ingressos. Por meio do site, o pagamento pode ser feito em até 3x no cartão de crédito.
Boulevard na Região Portuária promete voltar a atrair multidão durante a Paralimpíada (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)
Festa nas ruas
Depois do sucesso nos Jogos Olímpicos, o Boulevard Olímpico do Porto Maravilha volta a ser palco de intensa programação festiva na Paralimpíada. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem por lá até o fim dos Jogos.
Quem não tem ingresso para assistir à Cerimônia de Abertura no Maracanã, poderá acompanhar por lá a transmissão ao vivo do espetáculo, previsto para começar às 18h15.
A festa, porém, começa bem mais cedo. Às 15h haverá o show Samba de Donanna. Às 16h30, se apresentam os Embaixadores da Alegria com Rodrigo Sha. O público conta ainda com diversas outras atrações culturais, além de Food Trucks e bares espalhados ao longo do Porto Maravilha.

Há festa também no Boulevard Olímpico Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste. Veja a programação completa. 



Texto 2 

Edição do dia 09/09/2016
09/09/2016 21h30 - Atualizado em 09/09/2016 21h30

Parque Olímpico faz sucesso entre as crianças na Paralimpíada

Clima de festa voltou; parque deve ter mais público do que na Olimpíada.
Expectativa para o sábado (10) era de 167 mil pessoas.

Imagem retirada do site www.rio2016.com

O clima de festa está de volta ao Parque Olímpico, no Rio, nesses dois primeiros dias de competições da Paralimpíada.
Nem precisava de música para ficar animado. Mas com ritmo de samba no Parque Olímpico a alegria aumentou muito. E ela arrastou uma multidão de todas as gerações.
“Todo mundo feliz. As crianças adorando, sambando horrores”, diz Nathália Melo, médica, de Santo Antônio de Pádua.
O preço dos ingressos, variando entre R$ 10 e R$ 70, ajudou a lotar o parque.
“A gente já assistiu os jogos, a gente já dançou, já brinquei. Já fiz muita coisa”, conta Maria Paula, de 8 anos.
Mais de oito mil alunos de 53 escolas públicas e particulares se juntaram à festa.
No sábado (10), deve ser o recorde de público, até da Olimpíada: 167 mil pessoas.
Tem torcedor que ainda mal se equilibra nos primeiros passos, mas já veio com a família.
“O parque está lindo, com acessibilidade. Muitas coisas para a criança fazer. Está tudo maravilhoso, excelente”, elogia o médico Vitor Albuquerque.
“Eu amei. Eu amei porque eu tenho uma especial. Vim com uma turma de seis especiais que se sentiram muito à vontade por ter outros especiais no meio”, conta Mariana de Souza.
Com o parque lotado de crianças, elas ganharam um lugar só para elas. Um espaço foi criado para quem tem, no máximo, 12 anos de idade. É onde os pequenos se divertem e aprendem o valor dos nossos atletas paralímpicos.
As quadras improvisadas recriam algumas modalidades da Paralimpíada.
“Tem futebol de cego ali. Tem a corrida de cego logo lá no fundo com o vôlei sentando, um outro jogo que eu não sei o nome e handebol. Handebol vendado e basquete vendado”, explica Bruno Nascimento, de 7 anos.
Assim, sem enxergar, a garotada tenta se entender com o goalball.
“Não dá para saber onde está o gol, onde está o adversário. Então eu joguei de qualquer jeito. A gente vê como é que eles sofrem, como que eles jogam, como eles vivem”, disse Gabriel Cunha, de 7 anos.
No futebol de 5, o desafio também é grande.
“Parece que fica meio perdido. Bastante difícil. Tem que ter um talento muito grande”, afirma Júlia Rocha, de 10 anos.
Um dia inteiro de diversão e respeito para ficar na memória. 


Trabalho de Geografia 4º bimestre 

Roteiro para o trabalho sobre zonas do município do Rio de Janeiro:

  1. Ler as páginas da zona do grupo;
  2. Selecionar as principais informações e listar no caderno de Geografia;
  3. Entrevistar funcionários da escola;
  4. Pesquisar no laboratório:

  1. Localização da zona no mapa do município/inserir mapa no trabalho;
  2. Seus bairros, os principais bairros;
  3. Principais atividades encontradas na zona ou em seus principais bairros;
  4. Espaços de cultura, de educação, de saúde, de lazer;
  5. Hospitais;
  6. Oferta de meios de transporte coletivo;
  7. Revista digital - 4 páginas, uma para cada zona;
  8. Digitar e inserir imagens no Publisher.
Sugestões:

Um comentário: